Perguntas sobre Camisinha

Colabore dando sugestões, fazendo suas perguntas.

 

Mande um e-mail para adolescenter@terra.com.br

Não encontrou o que queria? Escreve para nós que responderemos o mais breve possível.

Respostas dados pelo Dr. Alberto Scofano Mainieri, prof. da Fac. de Medicina da U.F.R.G.S.

· É necessário usar duas camisinhas?

R: Não. Nunca use duas camisinhas, pois aumenta muito o risco delas estourarem na hora da relação sexual.

· Quando se usa a camisinha?

R: Toda vez que você estiver tendo contatos físicos mais íntimos com alguém e ambos estiverem sem roupa, você deve estar de camisinha, mesmo quem não vá ocorrer penetração. O contato do pênis, mesmo que rápido, com a vagina também pode transmitir doenças ou lhe fazer correr risco de engravidar.

· Tem que lavar a camisinha para usar?

R: Não. A camisinha já está pronta para ser usada e depois de usada deve ser colocada fora. Nunca use duas vezes a mesma camisinha

· Em que hora se põe a camisinha?

R: Na hora em que você tirar a cueca para ter qualquer tipo de contato físico mais íntimo com alguém.

· Quais as chances de a camisinha estourar?

R: A camisinha pode estourar por ser mal colocada, por apresentar falhas na fabricação, pelo atrito durante a penetração e movimentação dentro da vagina. A chance vai depender de como cada um usa. É muito importante que todos os rapazes treinem o uso da camisinha. Eles devem experimentar e colocar muitas vezes antes de terem a primeira relação sexual, desta foram diminui o risco dela romper. Também é importante que cuidem na hora da penetração para que a vagina esteja bem lubrificada (molhada) para facilitar a entrada. Não tem que ter vergonha de se masturbar de camisinha. Só assim vai chegar na hora certa e vão saber usar.

· O que fazer para prevenir a gravidez se a camisinha estourar?

R: Em primeiro lugar camisinha não é um método adequado para prevenir a gravidez. Ele auxilia, mas não é muito eficaz. Para prevenir a gravidez a garota tem que usar um método específico para isto. Pode ser o anticoncepcional em comprimidos, ou o injetável, ou outro método que será escolhido junto com seu médico. O importante é não ficar só dependendo da camisinha. Porém, caso ocorra alguma zebra a saída é ligar na mesma hora para seu médico de confiança ou, em último caso, tomar a pílula do dia seguinte. Lembre-se que a pílula do dia seguinte só deve ser usada em caso de desespero. Jamais use como método de prevenção de gravidez.

· A camisinha precisa ir até o fim do pênis ?

R: Não há a necessidade da camisinha cobrir o pênis inteiro, apenas é importante que ela seja totalmente desenrolada. Quando ela não é toda desenrolada ela pode ir se enrolar novamente durante  o vai e vem.

· No vai e vem da transa a camisinha sai do lugar?

R: Normalmente no vai e vem da transa a camisinha pode ficar mais solta na ponta do pênis, mas não deve sair do lugar no meio e na base do pênis. Como na transa a pele que cobre o pênis se movimenta, a camisinha que cobre esta parte se movimenta também podendo escorregar na cabeça e ficar solta na ponta. Bata puxar a pele para trás que a camisinha vai para o lugar.

· Ao colocar a camisinha, ela deve ficar totalmente sem ar ou apenas o "bico" ?

R: Ao se colocar a camisinha, ela deve ficar bem ajustada ao corpo do pênis de forma que não haja ar entre a pele e a camisinha. Fica como se fosse uma nova pele, só que de borracha, entende? A única parte que deve ficar sobrando é na ponta (o bico) e ali fica sem ar também. Por vezes pode ficar um pouquinho de ar na borda da glande bem abaixo dela, naquele sulco que forma por ser a cabeça mais larga que o corpo. Agora, no corpo do pênis não é para ficar ar, pois corres o risco dela escorregar por não estar bem ajustada.

      Mas vamos entender o que está ocorrendo contigo. Talvez teu pênis ainda não atingiu o tamanho de adulto e ainda não está tão grosso para usar a camisinha com 52 mm. Ou o corpo do pênis já é bem grosso mas tens a cabeça do pênis um pouco mais fina ou mais alongada e na ora de botar acaba escorregando e entrando ar. Estas são algumas possibilidades .