Perguntas sobre Gravidez

· É necessário gozar dentro para engravidar a mulher?

R: Para que a mulher fique grávida deve ocorrer a união do espermatozóide eliminado pelo pênis do homem com o óvulo produzido dentro do corpo da mulher. Quando a ejaculação ocorre dentro da vagina um grande número de espermatozóides é depositado dentro da vagina possibilitando que vários cheguem até onde está o óvulo e um possa fecundá-lo. Agora, se o homem ejacula pelo lado de fora da vagina, mas perto dela, está correndo o risco de alguns espermatozóides conseguirem penetrar na vagina e atingir o óvulo. Isto não é mito fácil de ocorrer, mas como não se deve correr qualquer risco, sempre use a camisinha

· Por que nascem gêmeos?

R: Para que uma mulher fique grávida deve ocorrer a união do óvulo (célula que a mulher produz dentro do seu corpo) com o espermatozóide (célula que o homem produz dentro dos seus testículos). Cada óvulo se unirá a um único espermatozóide gerando uma nova criança. Os gêmeos surgem quando a mulher libera mais de um óvulo no mesmo mês gerando então duas crianças diferentes uma da outra. Já os gêmeos idênticos (iguais) surgem quando apenas um  óvulo e liberado e se une a um só espermatozóide e ao começar a crescer as células se separam formando duas crianças iguais.

· É comum as meninas engravidarem na primeira relação sexual ?

R: Não é comum, mas pode acontecer. O importante é nunca correr riscos desnecessários. Basta um só contato mais íntimo do pênis com a vagina para se estar correndo risco de engravidar, mesmo que este risco seja baixo. É claro que quanto mais vezes estes contatos ocorrerem maior a chance de se engravidar. O fato da pessoa ser virgem não protege de doença ou gravidez. Toda e qualquer relação sexual deve ser feita com uso de camisinha e de algum outro método para evitar a gravidez .

· Por que tem criança que nasce prematura e não aos 9 meses?

R: O tempo necessário para desenvolver uma dentro da barriga da mãe é nove meses ou 40 semanas. No entanto podem ocorrer situações que provoquem o nascimento antes do tempo. São várias as situações que podem provocar este nascimento antecipado, desde doenças no bebê ou na mãe ou acidentes com a mãe.

· O que é cesariana?

R: Cesariana é um tipo de cirurgia que tem a finalidade de retirar de dentro do corpo da mulher grávida a criança que está pronta para nascer. O médico faz um corte na parte baixa da barriga da mãe e retira por ali a criança.

· O que a gente faz para não engravidar?

R: A mulher que não deseja engravidar deve usar pílula anticoncepcional e exigir do homem que use camisinha em todas as relações sexuais.

· Como e por que se fica grávida?

R: A mulher fica grávida quando ela tiver alguma relação sexual com um homem.  Ou seja, ela poderá engravidar se um rapaz colocar o pênis dentro da vagina. A gravidez ocorre para que as pessoas possam ter filhos.

· Por que as mulheres gritam quando nasce o bebê?

R: No momento do parto o útero da mulher se contrai muitas fezes e com força para que saída o bebê. Esta contração provoca dor. Importante dizer que, apesar da forte dor na hora do parto, todas as mulheres ficam felizes com o nascimento e logo esquecem a dor que tiveram não causando qualquer trauma.

· Por onde nasce o bebê?

R: O bebê sai de dentro da barriga da mãe pela vagina e em alguns casos é realizada uma cirurgia para retirar o bebê pela barriga. Esta cirurgia chama-se de cesariana.

· Por que acontece o aborto?

R: A principal causa de aborto é algum tipo de defeito na formação do bebê. Quando ocorre alguma alteração na criança que dificultará a sua vida, o organismo acaba por eliminar o bebê logo nos primeiros meses de gravidez. Além disto, há algumas doenças que podem atingir a mãe e provocar a morte do bebê causando o aborto.

· Como o bebê se alimenta na barriga da mãe?

R: O bebê recebe alimentos da mãe através de um cordão que entra em seu umbigo chamado de cordão umbilical. Por este cordão chegam os alimentos que o bebê necessita para se desenvolver.

      Na foto bem na direita você pode ver como o bebê fica dentro da barriga da mãe e na foto ao lado você vê o cordão que leva alimentos. Repare que o bebê está dentro de um saco cheio de água. Este saco de água protege o bebê durante a gravidez.

Colabore dando sugestões, fazendo suas perguntas.

 

Mande um e-mail para adolescenter@terra.com.br

Não encontrou o que queria? Escreve para nós que responderemos o mais breve possível.

Respostas dados pelo Dr. Alberto Scofano Mainieri, prof. da Fac. de Medicina da U.F.R.G.S.